terça-feira, 29 de abril de 2014

Reflexões para uma possível aula - Porta Curtas/Curta na Escola

       O site Porta Curtas, possui um grande acervo artístico-cultural, com grande diversidade de propostas para uso do conteúdo de forma educacional, como sugestões para planos de aula. Conecta de forma interessante e proveitosa, a arte, cultura, tecnologia, entre tantas outras coisas, gerando um ótimo recurso didático para educadores e possibilitando um aprendizado diferenciado e lúdico para as crianças. 
      Um curta disponível no site através do ícone Na escola (que leva ao site do Curta na Escola) me lembrou de uma atividade que presenciei, realizada em sala enquanto eu estagiava em uma escola. A atividade fazia parte de um projeto realizado pela escola em comemoração ao centenário de Vinicius de Moraes. A professora contou de forma bem dinâmica uma breve história da vida do poeta e em seguida falou um pouco sobre as especulações da composição da música ''A Casa'', do poeta; dentre elas que a casa seria a ''barriga da mamãe, quando ela está grávida''. Foi pedido que a turma, composta por crianças de 4 e 5 anos, desenhasse a partir da história, como elas imaginavam que seria ''A Casa''. Foram feitos diversos desenhos muito engraçados e criativos. Ao acessar o site, encontrei um curta sobre a música, e buscando mais, encontrei sugestões de aulas com utilização do curta. Muito interessante a quantidade de coisas que se pode trabalhar e o estímulo que a criança pode ter com uma aula diferenciada, utilizando um recurso tecnológico, lúdico e simples como um curta.  E as possibilidades de ensino que se abrem ao explorarmos os recursos tecnológicos, utilizando-os de forma lúdica. Seria ótimo trabalhar algo parecido em sala, sem contar que a sugestão do plano é oferecida para ensino fundamental e a que presenciei foi realizada na educação infantil. O que demonstra uma diversidade de assuntos que podem ser trabalhados.
       O plano de aula que me fez lembrar dessa experiência, tem um título bem sugestivo: A imaginação alimenta a mente das crianças (http://portacurtas.org.br/curtanaescola/parecerfilme.asp?Cod=2038&exib=5513#) de Grace Luciana Pereira, disponível no site na ficha do curta.

Referência

PEREIRA, Grace Luciana. A imaginação alimenta a mente das crianças. Disponível em: <http://portacurtas.org.br/curtanaescola/parecerfilme.asp?Cod=2038&exib=5513#>. Acesso em: 29 abr. 2014.

 CURTA NA ESCOLA. A casa. Disponível em: <http://portacurtas.org.br/curtanaescola/Filme.asp?Cod=2038>. Acesso em: 29 abr. 2014.



      

Nenhum comentário:

Postar um comentário