terça-feira, 24 de junho de 2014

Relatório de Pesquisa

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CEDUC
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA



Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação
Prof.ª: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Acadêmicas: PRISCILA LEAL e Rafaela Silva



A Presença e Utilização das Tecnologias no Ensino Médio de Duas Escolas da Rede Privada de Boa Vista - RR



INTRODUÇÃO

            Este trabalho tem como objetivo entender mais sobre a importância e as influências do uso da tecnologia no contexto escolar, buscando compreender de que forma as tecnologias são ofertadas e como são utilizadas dentro da escola tanto pelos professores quanto pelos alunos. O uso da tecnologia hoje, não para somente nos afazeres cotidianos, considerando que a tecnologia se desenvolve mais a cada momento e que faz farte não só da vida pessoal, mas também se faz muito importante na profissional e acadêmica, é necessário entender como esse recurso que ultrapassa as barreiras da comunicação pode ser utilizado de forma benéfica dentro do contexto escolar e como pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
              Os aparelhos tecnológicos (computadores, projetores multimídia, etc), podem facilitar o ensino dos conteúdos? Possibilita melhor compreensão dos assuntos pelos alunos? Este trabalho busca responder questões como essas, a partir de uma pesquisa de campo realizada em duas escolas de ensino médio da rede privada de Boa Vista – RR.

O reconhecimento dessas potencialidades favorece a incorporação de diferentes instrumentos tecnológicos existentes na escola, tais como: computador, internet, TV,  vídeo e outros, aos trabalhos pedagógicos e a outras atividades escolares, possibilitando contribuições significativas. A apropriação das tecnologias no contexto educacional propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento. (CAMPELLO, 2005)

            Diante do exposto, entende-se que não se pode ignorar a existência das tecnologias no cotidiano, cabendo ao profissionais dentro do contexto escolar conhecer e saber lidar com esse novo recurso de forma a guiar e orientar o aluno a obter êxitos em suas experiências tecnológicas.

TEMA

  • A presença e utilização das tecnologias no ensino médio de duas escolas da rede privada de Boa Vista – RR


QUESTÕES PROBLEMAS

  • Como é ofertada a tecnologia dentro do contexto escolar?


  • Os aparelhos tecnológicos (computadores, projetores multimídia, etc), podem facilitar o ensino dos conteúdos?


  • Como se dá a utilização das TICs dentro da escola?


OBJETIVOS

Objetivo Geral

  • Compreender a importância e as influências do uso das tecnologias dentro do contexto escolar.


Objetivos Específicos

  • Investigar como acontece o uso das tecnologias dentro da escola


  • Identificar de que forma o uso das tecnologias influenciam no processo de ensino aprendizagem


  • Avaliar o potencial da oferta das tecnologias dentro do contexto escolar.


RELATÓRIO

            A elaboração da pesquisa partiu dos conteúdos e materiais estudados durante as aulas da disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação, do Curso de Pedagogia, ministrada pela Profa. MSc. Teresa Kátia Alves de Albuquerque, buscando identificar a importância e influência da tecnologia dentro da escola.
            O trabalho foi realizado através de uma pesquisa de campo feita em duas escolas do ensino médio da rede privada de Boa Vista – RR. As escolas em questão foram o Colégio CUCA e o Colégio Objetivo Macunaima.

COLÉGIO CUCA

            A visita ao Colégio CUCA, localizada em Boa Vista-RR, foi realizada no dia 26 de maio de 2014, às 9 horas da manhã. Fomos recebidas pela Coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Marta Simone Penha Ribeiro, que respondeu à nossa entrevista. Ela considera que o uso da tecnologia muito contribui para que o professor melhore as suas aulas, pois trata-se de um instrumento que faz parte do dia a dia do aluno. Logo, a escola deve se atualizar, oferecendo sempre ao aluno os instrumentos tecnológicos que dispõe. O projeto pedagógico da escola desde o princípio foi elaborado para atender à necessidade do uso das TIC's. Na instituição, o professor utiliza computador, datashow, internet wi-fi disponibilizada para alunos e professores livremente, e laboratório de informática. O professor também permite que os alunos utilizem seus smartphones em benefício da aula, como em pesquisas e pelo aplicativo whatsapp, com grupos das disciplinas. A instituição também utiliza o recurso de aulas virtuais em sala de aula. A coordenadora declarou que a instituição está sempre em busca de novidades tecnológicas, e que recentemente adquiriu lousas digitais, a serem instaladas em breve. Atendendo a necessidade de conhecer esse novo recurso, os professores fizeram capacitação para o uso da lousa digital. Questionada sobre as vantagens e desvantagens do uso das TIC's, ela considera que no processo educacional não há desvantagens, desde que esteja direcionada e planejada para que seu uso seja benéfico à educação. Por fim, ela acredita que o uso das tecnologias favorece o aprendizado do aluno e é um facilitador no processo de ensino-aprendizagem.


COLÉGIO OBJETIVO MACUNAÍMA

            A visita ao Colégio Objetivo Macunaíma, localizada em Boa Vista-RR, foi realizada no dia 26 de maio de 2014, às 10 horas da manhã. Fomos recebidas pela Coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Maria Lurdes Giordani. Do ponto de vista geral, ela considera que o uso de instrumentos tecnológicos pelos alunos na escola pode ser prejudicial ao processo de ensino-aprendizagem, visto que os alunos não têm maturidade  para usar de maneira correta a informação que ele tem na mão.  Sendo assim, o uso dos recursos disponíveis ficam à critério dos professores. A internet que a instituição dispõe é de uso administrativo e para os professores. O laboratório de informática é disponibilizado mediante reserva antecipada, feita pelos professores, nas suas aulas. Pode-se dizer que o uso das TIC's, pelos alunos, é regrado. A instituição possui sala de multimídia, com datashow, computador e caixa de som. O projeto pedagógico foi alterado de forma a atender à necessidade dos uso das TIC's como instrumentos educacionais, porém de forma controlada e orientada. No processo de ensino-aprendizagem, ela afirma que o uso da tecnologia pode ser muito nocivo, levando o aluno a uma “preguiça intelectual”, o aluno não pesquisa, não escreve, apenas copia o que já está pronto na internet, enfim, se ele usar indevidamente atrapalha. Ela considera como vantagem das tecnologias a interatividade instantânea, a resposta rápida nas pesquisas. Se o professor fizer um bom planejamento, de maneira que ele consiga trabalhar com as ferramentas, e se o aluno fizer esse uso em favor da educação, o sucesso é garantido. Mas o acesso a internet de forma desordenada atrapalha, assim o objetivo proposto não é atingido.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

            Considerando o exposto no trabalho, pode-se compreender a importância e a influência do uso das tecnologias no contexto escolar das instituições de ensino selecionadas. Ambas as escolas consideram fundamental o uso das TIC's na educação, e que é necessário atualizar-se sempre com as novas tecnologias, no entanto, se diferem a respeito da disponibilização e uso pelos alunos. Enquanto que o Colégio CUCA tem uma visão positiva quanto ao uso dos recursos tecnológicos, permitindo que seus alunos estejam mais à vontade ao uso da internet dentro da instituição, o Colégio Objetivo Macunaíma tem uma visão mais conservadora, restringindo o uso dos recursos tecnológicos pelos alunos. É notório o avanço do uso das tecnologias no nosso cotidiano e é importante compreender que seu uso se torna cada vez mais preciso dentro da sociedade. Considerando a sociedade atual, é de suma importância que o ser humano acompanhe os avanços. para isso, a escola precisa adequar-se às mudanças, acompanhando o aluno e o processo de desenvolvimento tecnológico.

REFERÊNCIAS

CAMPELLO, Sheila. Arteduca: Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. 2005. Disponível em: <http://www.arteduca.unb.br>. Acesso em: 20 Maio 2014.

FAGUNDES, Léa da Cruz. Projeto? O que é? Como se faz?. Disponível em: <http://www.nte-jgs.rct-sc.br/lea.htm>. Acesso em: 20 Maio 2014.

WEBEDUC - O Portal de Conteúdos Educacionais do MEC. Curso Mídias na Educação. Módulo I: introdutório integração de mídias na educação. Disponível em: <http://webeduc.mec.gov.br/>. Acesso em: 30 Nov. 2009.



     



Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?

    Nos somos do site Calendario.com.br e estamos escrevendo pra avisar que o aplicativo do MiniCalendário não existe mais.

    No entanto ele ainda está sendo "linkado" nas páginas do seu site/blog.

    Portanto, gostaríamos de ver com você se seria possível remover estes links de suas páginas, pois eles certamente estão prejudicando tanto o seu posicionamento nas buscas do Google quanto o nosso (SEO).

    Qualquer dúvida, por favor, nos escreva.
    calendario@calendario.com.br

    ResponderExcluir